Piso salarial dos professores tem reajuste de 7,64% (Foto: João Bittar/MEC)

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, o MEC - Ministério da Educação, por meio do ministro Mendonça Filho, informou que o piso salarial dos professores terá um reajuste de 7,64% a partir de janeiro deste ano. O salário-base que foi de R$ 2.135,64 em 2016, passa a ser de R$ 2,298,80 em 2017. O governo federal publicou a portaria do novo piso salarial no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 13.

Esse novo piso deve ser pago para os professores que atuam em escolas públicas com carga horária minima de 40 horas semanais e que tenham formação no nível médio. O ministro Mauro Mendonça informou que vai existir um fórum para fazer o acompanhamento da atualização progressiva do valor pago no piso-salarial para os professores da rede pública de educação básica, com a participação de alguns órgãos como o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação e o Conselho Nacional de Secretárias de Educação

O piso-salarial dos professores tem é ajustado anualmente desde de 2009, sempre no mês de janeiro segundo a Lei de número 11.738, de 16 de julho de 2008. "Art. 5º O piso salaria profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009". Muitos municípios tem dificuldades financeiras para pagar o piso. Recentemente o MEC divulgou um levantamento mostrando que somente 45% dos municípios brasileiros pagam um salario equivalente ao piso nacional.