Foto: Paulo Whitaker/Reuters 
 
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai realizar a partir desta segunda-feira, 15, em Campinas, São Paulo, um teste rápido para identificar o zika vírus. O teste é através de amostras de urina, saliva e sangue. O teste foi desenvolvido em parceira com a Unesp - Universidade Estadual Paulista e a USP - Universidade de São Paulo. O resultado fica pronto em cinco horas e é 100% eficaz segundo Clarisse Arns, coordenadora de pesquisas das universidades sobre o zika.

As amostras coletadas de urina, savila e sangue são coletadas em postos de saúde das pessoas que estão com suspeitas de ter o zika vírus e sem seguida serão encaminhadas para os laboratórios da Unesp, Unicamp ou da USP. 

Os testes vão começar nos pacientes da rede municipal e no Hospital das Clínicas da Unicamp, depois será nos pacientes das cidades do interior do estado de São Paulo. Os pesquisadores buscam descobrir como zika consegue chegar a placenta, deixando os bebês com microcefalia, que é a malformação do cérebro. As pesquisas também são direcionadas a descobrir como o vírus age no organismo humano.  

O Ministério da Saúde disponibiliza o teste chamado de PCR, que detecta o zika através do material genético, pela urina o resultado sai em até oito dias e por sangue em até cinco dias.