Foto: Reprodução/AFP

São 216 casos de dengue confirmados no Ceará, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, nesta sexta-feira, 5. De 184 municípios no estado, 30 foram constatados com casos confirmados da doença. A capital Fortaleza teve 138 casos confirmados. 

A faixa etária de 20 a 29 anos tinha 27,7% dos casos que foram confirmados. Foram seis casos graves notificados, mais só três foram confirmados, e esta sobe investigação três mortes que ocorreram possivelmente devido ao agravamento da doença, nas cidades de Fortim, Maracanaú e Crato. 

No ano de 2015 foram 53 mil prováveis casos de dengue no Ceará, sendo em 174 dos 184 municípios do estado. Foi o maior numero de possíveis casos da doença desde 1986, segundo a Secretária de Saúde do Ceara. 

O Aedes Egypti é o transmissor da dengue, ele também transmite outras doenças como a Chikungunya, Febre Amarela, e o Zika Vírus. Nos últimos messes vem aumentando em todo o Brasil, os casos de microcefalia, por causa do Zika Vírus. Se a mãe durante a gravidez for infectada com o vírus o bebê pode ter microcefalia. 

Para prevenir que o mosquito se propague é preciso de toda população fazer sua parte, como não deixar água parada em recipientes, vedar caixas d'água e virar garrafas de cabeça para baixo.